top of page

Explorando a Sardenha: Um Paraíso Italiano Ainda a Ser Descoberto

Você já sonhou em explorar um destino que combina praias de areias douradas, águas cristalinas e uma rica história cultural? Bem-vindo à Sardenha, uma joia escondida no Mediterrâneo, que oferece uma experiência única para os viajantes mais exigentes.

Quando Visitar

O melhor período para visitar a Sardenha é de maio a setembro. Durante esses meses, o clima é agradável, e você pode aproveitar ao máximo as praias e atividades ao ar livre. No entanto, evite agosto, pois é alta temporada e os preços podem ser mais elevados.

Como Chegar

Existem três principais aeroportos na Sardenha:

  • Cagliari: Localizado no sul da ilha.

  • Alghero: No noroeste, ideal para explorar a região.

  • Olbia: Estrategicamente posicionado para explorar o norte da ilha.

Nós optamos por chegar por Olbia por alguns motivos. O primeiro é que a passagem estava mais em conta do que os demais lugares e a outra seria por conta do nosso roteiro. Nosso roteiro faria apenas a parte norte da ilha e depois seguiria para Roma. 

Para quem optar ir em Roma, o mais fácil é estar perto de Olbia para poder seguir viagem. 

Existem três maneiras de viajar de Ólbia para Roma:

  1. Voo: A opção mais rápida é pegar um voo de Ólbia para o Aeroporto de Roma Fiumicino (FCO). O tempo de voo é de aproximadamente 2 horas e 52 minutos. 

  2. Barco e Ônibus: Você pode pegar um barco de Ólbia para Civitavecchia e, em seguida, um ônibus para Roma. Essa opção leva cerca de 9 horas e 26 minutos.

  3. Barco e Trem: Outra alternativa é pegar um barco de Ólbia para Civitavecchia e, em seguida, um trem para Roma. Essa rota também leva cerca de 9 horas e 26 minutos.

A nossa opção for ir de Olbia para Roma de avião. 

Como se Locomover na Sardenha

  1. Aluguel de Carro: É a maneira mais conveniente e flexível de explorar a ilha. Alugar um carro permite que você visite praias remotas, vilarejos encantadores e pontos turísticos históricos. Reserve com antecedência para garantir disponibilidade. Sem dúvidas é a opção que te deixa mais livre para fazer seu roteiro, gastando menos tempo de percurso. Optamos por alugar um carro por toda a nossa estadia na Sardenha. Aconselhamos alugar com grandes empresas de alugueis, pelos preços altos, acabamos alugando com uma pequena empresa e foi horrível a experiência Vettura AbbyCar fuja!  

  2. Transporte Público:

    • Ônibus: A Sardenha possui uma rede de ônibus que conecta cidades e vilarejos. Embora seja mais lento, é uma opção econômica.

    • Trem: Os trens ligam as principais cidades, como Cagliari, Sassari e Olbia. Verifique horários e rotas com antecedência.

As ruas da Sardenha são cheias de paisagens belíssimas, montanhas, vinícolas e vendas de queijo ou fromage. As estradas possuem muitas curvas mas é super adequado para o uso de Motorhome, inclusive você encontrava muitas pessoas que estavam dirigindo eles por lá. Como nosso foco não foi Motorhome ou acampamentos, acabamos não prestando muito atenção em lugares para pernoitar, mas logo próximo ao aeroporto de Olbia dava para ver um camping. 

Para abastecer existe postos de gasolinas que na maioria das vezes se encontra vazio e você mesmo precisa abastecer. Na nossa primeira vez encontramos uma pessoa que abasteceu! Mas se você não encontrar ninguém é simples, existe uma maquina ao lado onde você coloca a quantidade, o tipo de combustível e a bomba, depois é só pegar a mangueira da sua bomba e abastecer. 

O valor do combustível estava 1.94 para a benzina (mais comum e bomba verde) e 1.84 para o diesel. 

 

 

 

 

O que fazer na Sardenha

 

 

- Spiaggia di Capriccioli 

 A Cala Capriccioli está situada na península da Sardenha nord-orientale, a sul de Porto Cervo. É uma das baías mais famosas e apreciadas da Costa Smeralda. A praia principal de Capriccioli é uma extensão de areia fina e dourada, banhada por águas cristalinas que variam do verde esmeralda ao azul intenso. É especialmente adequada para famílias com crianças, devido às águas rasas e aos serviços disponíveis, como aluguel de guarda-sóis e espreguiçadeiras. Nessa mesma praia existe um restaurante pé na areia para fazer refeições, na época que fomos ele estava fechado e não encontramos nada para comer durante nossa passada por lá, por isso aconselho ir preparado. 

A praia tem fácil acesso e você consegue parar o carro em um parking próximo ao acesso (07021 Arzachena, Sassari, Itália) sem precisar pagar por isso. Talvez em alta temporada o parking passe a ser cobrado mas quando fomos não tinha maquina de cobrança. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Liscia Ruja 

Para falar a verdade, nós íamos mesmo em Petra Ruja neste dia, infelizmente não achamos a entrada desta praia e partimos para Liscia Ruja. Para quem não está acostumado com o lugar, é bem difícil achar pois precisa entrar em algumas estradinhas de terra. Seguíamos sempre o gps, que pegava graças a deus!, mas mesmo assim não achamos a entrada para Petra Ruja, uma pena. 

A praia de Liscia Ruja tem uma grande extensão de areia e por ser fora da temporada também não encontramos cadeiras, guarda-sol e lugares para se alimentar. Entretanto, na temporada parece ter tudo isso e até atividades aquáticas por lá! Local no mapa para achar: 07021 Arzachena, Sassari, Itália.

- Cala Sabina

Achei Cala Sabina tão incrível! Voltaríamos sem dúvidas! 

Para estacionar você encontra parking na frente da entrada da praia por 2.00 euros a hora ou 10 euros o dia para automóveis e 3.00 euros a hora ou 18 euros o dia para campers, sem pernoite.  Para parar é só colocar na maquina de parking quantas horas vai ficar e pagar.

Ao estacionar você passa por um túnel de acesso a praia, super diferente! Foi a única praia que encontramos fora da temporada um bar para aperitivos, mas como ninguém estava comendo, ficamos com receio também. Ao que parece, nas temporadas esse bar é agitado e tem até DJ!

- Golfo Aranci

A cidade se transformou em um popular destino turístico, atraindo visitantes de todo o mundo com sua beleza natural e charme irresistível.

Próximo a ela você encontra praias lindas como Cala Moresca, Cala Sabina, Cala Sassari, entre outras. Um ótimo lugar para passear em um final de tarde, tomar um sorvete e admirar as belas paisagens dos arredores. 

- Passeio de barco La Maddalena

Existe tantos lugares encantadores e com difícil acesso que optamos em fazer alguns deles com um passeio de barco. O arquipélago de La Maddalena é composto por 60 ilhas, todas elas com águas cristalinas e praias de areia branca. Os passeios geralmente partem de Palau ou La Maddalena e visitam algumas das ilhas mais populares, como Spargi, Budelli e Santa Maria. Nós ficamos alguns dias por Palau justamente para poder fazer esses passeios, Palau não é uma cidade tão grande como Olbia mas você encontrava de tudo lá. 

Lá na Sardenha você encontra algumas opções para a locomoção para esses lugares de difícil acesso: 

  • Barco privativo - Lá você não precisa ter carta náutica para pilotar aqueles botes com motor menores. Mas mesmo se ficar com receio pode contratar um marinheiro para te acompanhar o dia todo.  Nesta opção, se optar por ficar sem marinheiro, você fica responsável por parar o barco nas marinas (cada uma tem seu preço) ou manobrar o barco para as descidas nas praias, o que achei bem difícil se caso você não ter conhecimento. Na maioria das vezes você desce pelo mar e atranca o barco. Vimos uma família tentando sozinha e não parecia nada fácil. 

  • Barco de passeio - Escolhemos um passeio de 8 pessoas e achamos bem tranquilo. Não precisamos nos preocupar aonde ir, onde parar, estava incluído até um almoço simples com vinho. Se você vai com criança, sugiro levar coisas para beliscar durante o dia, passar bastante protetor solar e levar blusas corta-ventos. 

Tivemos algumas paradas bem interessantes no passeio, mas isso vai depender do roteiro do passeio que pegar. Passamos por Cala Corsara, Spiaggia Rosa, Cala Santa Maria.

- Cala Moresca 

Paisagem Sardenha Italia.JPG
Abastecimento Sardenha Italia.JPG
parking 07021 Arzachena, Sassari, Itália.JPG
spiaggia Capriccioli.JPG
Liscia Ruja.JPG
Cala Sabina Entrada.JPG
Bar de Cala Sabina.JPG
Cala Sabina.JPG
Golfo Aranci.JPG
Golfo Aranci.JPG
Barcos privativos Sardenha.JPG
Cala Corsara.JPG
Spiaggia Rosa.JPG
Santa Maria.JPG
bottom of page